Growth Dev

Se você quiser se tornar um programador ou uma programadora, aqui você vai conseguir! Confiança Sempre!!!

Principais características de uma linguagem de programação e sua escrita – parte 4

Se você é novo no Growth Dev, esse artigo é uma continuação de uma série de artigos onde mostro que todas as linguagens de programação possuem características e comportamentos que se repetem. Ou seja, todas as linguagens, seguem um padrão de funcionalidades e o que vai mudar de uma para a outra é a sua forma de escrita (sintaxe) e o desempenho de uma relação a outra. Se você ainda não viu, antes de ler este artigo, veja os artigos anteriores:

Continuando falando sobre os operadores das linguagens de programação, hoje você vai aprender sobre os operadores aritméticos.

Operadores aritméticos

Algumas pessoas quando leem ou escutam sobre matemática, já começam suar frio, ter ataque de ansiedade e vontade de chorar kkkkkkk Já vou te acalmando e dizendo que em programação, matemática é muito divertido!!! Pode confiar kkkk 

Os operadores aritméticos, como você sabe, vem da matemática. E como as linguagens de programação também resolvem problemas matemáticos, você precisa entender quais são e para que servem. Você deve se lembrar das operações de Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão, correto? Nas linguagens de programação vão ter esses recursos onde você vai utilizar de forma muito fácil. Porque o cálculo, a própria linguagem vai fazer por você. Você apenas vai escrever kkkkk. Quer ver um exemplo? Quanto é 13 vezes 53 mais 789 menos 12 dividido por 4? Calma! Não precisa tentar resolver não kkkkk Veja na linguagem de programação Python como é feito:

Linguagem de programação, Aritmética py

Agora você entende porque falo que para ser programador não precisa ser um gênio da matemática kkkk? Você apenas dá as ordens para o programa e ele faz todo o trabalho pesado. Sacou? 

A grande totalidade das linguagens de programação vão utilizar os mesmos símbolos para representarem essas operações. São eles:

  • Adição: (+)
  • Subtração: (-)
  • Multiplicação: (*)
  • Divisão: (/). Em algumas linguagens de programação é utilizado div (10 div 2 é igual 10 / 2) 
  • Módulo – resto da divisão: (%). Algumas linguagens utilizam mod (12 mod 2 é igual a 12 % 2)

Adição, subtração, multiplicação e divisão você se recordar muito bem. Já o módulo é utilizado para saber qual é o resto de uma divisão. Exemplo, 21 dividido para 4 vai ter resto 1, porque sua divisão não resulta em um número inteiro. Veja um exemplo no Python:

Aritmética py

Como você pode observar, o primeiro exemplo deste artigo utilizar os parênteses para fazer as separações das “precedências” das operações. Ou seja, o que estiver dentro dos parênteses, vai ser executado primeiro. Veja mais um exemplo:

Aritmética py

Você só precisa ficar atendo a esse conceito que vou explicar agora. Observe a operação 10 * 2 + 3 = 23.  E se eu modificar e colocar assim: 2 + 3 * 10, vai ter qual o resultado? Se você falou 50, você errou feio kkkkk Na matemática, alguns sinais têm prioridade sobre outros. Nesse exemplo, o sinal de multiplicação tem prioridade em relação a adição, então o resultado correto é 32. Veja:

Aritmética py

Precedência de operadores

Essa questão de ordem de prioridade em relação os sinais de operação, são regras da matemática e os criadores das linguagens de programação implementaram nelas. Então nesse caso, você não precisa ser um gênio em matemática, mas precisa memorizar essas regras para não fazer besteira kkkkk. Segue a lista de precedência dos operadores:

  1. º) Parênteses mais internos. 

Exemplo:  ( 10 * ( 2 * ( 1 + 2 ) ) ), neste exemplo, primeiro executa (1 + 2) = 3, na sequência  (2 * 3) = 6, e por fim 10 * 6 = 60

  1. º) Potenciação e Radiciação. 

Exemplo de potenciação: 10² / 4 = 25, porque 10² = 100 e 100/4 = 25

Exemplo de radiciação: \sqrt{25} * 8 = 40, porque raiz quadrada de 25 = 5 e 5 * 8 = 40

Observe que tanto potenciação quanto radiciação utilizam símbolos diferentes. Por esse motivo, as linguagens de programação usam alguns artifícios para poderem efetuar essas operações. Para agora, não precisa se preocupar com isso! Futuramente vou explicar como é utilizado nas linguagens. Foque agora em aprender sobre essas precedências. Ok?

  1. º) Multiplicação e Divisão. 
  2. º) Adição e Subtração.

É muito importante aprender esses conceitos de matemáticos e utilizar de forma tão facilitada nas linguagens de programação, não é verdade? Veja a rapidez que é resolver operações matemáticas. Você precisa apenas respeitas os conceitos fundamentais da matemática na hora de escrever seu código. O resultado é resolvido automaticamente pela linguagem de programação.

Ao longo desses quatro artigos, você já deve ter se convencido que o que importa para agora é adquirir os conceitos fundamentais que as linguagens de programação possuem. Um recurso que você já memorizou foi quando atribuímos valores às variáveis com o sinal de igualdade “=”. Esse ato também é uma operação, nesse caso, chama-se operação de atribuição.

Operação de atribuição

Algumas linguagens de programação fazem atribuições e, ao mesmo tempo, efetuam uma operação matemática. Por exemplo, imagine que você tem o valor 1 e você quer que esse valor seja incrementado linha a linha sempre somando o valor da variável anterior, algo assim: 1 + 1 = 2, 2 + 2  = 4. Você faria assim:

Linguagem de programação, Aritmética operação atribuição php

Esse exemplo parece não fazer sentido nenhum, não é? kkkkk Mas, futuramente você vai entender porque estou utilizando. Enfim… Na parte onde vou valar sobre “loop” você vai entender kkkkkk Continuando… Só pense o seguinte: se você não quiser ficar repetindo esse monte de expressões $valor + $valor + $valor … Você utilizar o sinal de atribuição com o valor de adição “+=.

Aritmética operação atribuição linguagem de programação php

Na linguagem PHP, da mesma forma que podemos utilizar a combinação de “+=”, podemos utilizar os seguintes operadores também:

  • Atribuição com adição (+=)
  • Atribuição com subtração (-=)
  • Atribuição com multiplicação (*=)
  • Atribuição com divisão (/=)
  • Atribuição com módulos (%=)
  • Atribuição com concatenação (.=). Essa parte de concatenação vou explicar futuramente.

Só tome cuidado porque não são todas as linguagens de programação que utilizam esses recursos (atribuição com operação). Ok? O importante para agora, é você saber que existe o recurso. Missão cumprida em passar para você o conhecimento relacionado aos diversos tipos de operadores? Espero que sim kkkk!!!! Agora vamos continuar nossa “saga” para mostrar as principais características de uma linguagem de programação e sua escrita, em relação a outras linguagens. No próximo artigo, “Principais características de uma linguagem de programação e sua escrita – parte 5”,  vou falar sobre “escopo” que é um tema muito importante e que todas as linguagens de programação possuem. Até lá!

Confiança Sempre!!!

Walmir Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo