Ir ao conteúdo

Quero trabalhar com TI, por onde começar?

Atualizado pela última vez em 16 de novembro de 2021

Se você está querendo mudar de área profissional e não sabe muito bem para qual rumo seguir, vou te mostrar minha visão em relação ao mundo de TI (Tecnologia da Informação) que tanto é falada em revistas e jornais que está totalmente aquecida e que algumas áreas têm salários atraentes.

Quebrando mitos sobre TI

Existem muitos “mitos” e suposições sobre o tema TI. O que vem a ser Tecnologia da Informação? Quando falamos em TI, temos basicamente três áreas de atuação: infraestrutura, software e banco de dados.

Se você não tem nenhum conhecimento básico, não se preocupe. Esses termos se repetem tanto que futuramente vai se tornar muito comum para você. Quando você pensa na seguinte frase: “A infraestrutura daquela cidade é muito ruim”. O que vem a sua mente? Algo como a imagem a seguir com os temas relacionados a serviços públicos, rede de esgotos, abastecimento de água, energia elétrica, coleta de águas pluviais, rede telefônica, etc. Não é mesmo?

infraestrutura cidade comparando-com TI

Perceba que infraestrutura, está relacionado a vários componentes, vários itens que funcionam em conjunto. De modo que um colabora com o outro para um TODO. De forma análoga, infraestrutura em TI são componentes como hardwares, softwares, cabos que formam as redes de conexões, antenas que transmitem dados que funcionam em conjunto.

piramide setores TI

Assumindo que você não conhece  bem esses termos como hardware, software, redes e dados, vou dar uma explicação “menos técnica” só para ajudar na fixação. Resumindo, tudo o que tiver componentes físicos com circuitos eletrônicos são os hardwares. Redes são as conexões entre os computadores ou dispositivos que trocam dados entre si que podem ser transmitidos via cabo, sinais de wi-fi, bluetooth, etc. Os softwares, que são chamados de programas. No dia a dia, utilizamos dezenas de programas para as mais diversas finalidades, exemplo: O Gmail é um programa para envio e recebimento de e-mails. O Chrome, é um software para navegação na internet. Até os sistemas operacionais, como o Android é um software e por aí em diante. 

Diferença entre hardware e software

Já os Dados são pequenas partes que quando agrupados podem se tornar informações. Exemplo, o alfabeto A, B, C, D… Sozinho não quer dizer muita coisa, são apenas dados. Já quando combinados entre si,  criam palavras que se transformam em frases, que se tornam em textos e daí por diante produzindo informações.

Quais tipos de funções de trabalho tem em TI?

Sabendo agora que em TI, temos hardwares, softwares, redes, transmissão e controle de dados, já podemos concluir que existem diversos profissionais que trabalham para que tudo funcione em harmonia entre todas essas partes. Dentre as principais atividades em TI, podemos listar:

  • Suporte Técnico de TI;
  • Arquitetura da informação;
  • Administração de redes;
  • Desenvolvimento de software (Programação);
  • Qualidade de softwares;
  • Testadores de softwares;
  • Processamento de dados;
  • Gerenciamento de banco de dados;
  • Segurança da informação;
  • Gerenciamento de servidores.

Isso é apenas uma pequena fração do que pode ser feito em TI. A gama de possibilidades é muito maior. Se você chegou até esse artigo, é porque você quer mudar de área profissional, seja por realização pessoal, seja para realização profissional para ganhar mais. O motivo não importa! Posso ajudar você a entrar para a TI como Desenvolvedor de Software, também conhecido como Programador. 

Porque você deveria começar aprendendo sobre programação?

Respondo no artigo “Mudei de vida quando aprendi programação, sozinho” onde conto um pouco como foi minha trajetória, entrei como faxineiro em uma empresa e me tornei gerente de sistemas. Mostro quais foram os desafios que enfrentei e se minha história puder te ajudar a criar ânimo, entusiasmo para entrar nesse mundo de TI, irá me deixar extremamente realizado. 

Apenas uma coisa tem que ficar fixo em sua mente, diferente do que muita gente pensa, você não precisa ser um gênio para aprender a programar. Grave muito bem essa frase! 

Para completar essa resposta, preparei outros artigos para ajudar você nessa jornada para se tornar programador. Veja na ordem os próximos artigos:

Confiança Sempre!

Publicado emProgramação

2 Comentários

  1. Luis

    Muito bom irmão, curti pra caramba, parabéns!

    Vamos acompanhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.